Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

SONDAGEM....

Olá Pessoal,

recebi este post da prof. Glauce do Blog Minha paixão: Alfabetização e resolvi compartilhar com vocês. Todo início de ano temos que trabalhar a Sondagem, para sabermos as hipóteses da escrita de cada aluno. Espero que gostem! Bjs. Solange Branco.



As fases de aquisição da escrita pelos alunos, segundo Emília Ferreiro, são:

1) fase pré-silábica

2) fase silábica

3) fase silábica-alfabética

4) fase alfabética


Cada fase com suas características:

1) Fase pré – silábica

- Sabe que a escrita é uma forma de representação;

- Pode usar letras ou pseudo letras, garatujas, números;

- Não compreende que a escrita é a representação da fala;

- Organiza as letras em quantidade ( mínimo e máximo de letras para ler);

- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;

- Variação de letras – ALSI (elefante);

- Relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).


2) Fase silábica


A) Sem valor sonoro:


- Ainda não faz relação com o som com a grafia.

- Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro.

Exemplos:


BOLA __PT

CAVALO___BUP


B) Com valor sonoro:

- A escrita representa a fala;

- Percebe a relação de som com a grafia;

- Escreve uma letra para cada sílaba.

Exs.:

BOLA____OA ( valor sonoro só nas vogais )

BOLA____BL ( só usa consoantes )



3) Fase silábica-alfabética

- Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas;

- Alterna escrita silábica com alfabética.

Exs.:

CAVALO_____CVLU

TOMATE_____TOMT


4) Fase alfabética

- Faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas (letras);

- Escreve como fala.

Exs.:

CAVALO _______KAVALU

TOMATE_______ TUMATI


"... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa"

(Emília Ferreiro)

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