Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


sábado, 18 de julho de 2009

Atividades com o alfabeto e Identidade






Planejamento de Aula



Várias escolas possuem diferentes modos de organizar o conteúdo didático. Muitas delas preferem trabalhar com métodos prontos, como as conhecidas “apostilas”. Outras preferem escolher separadamente o livro que será usado como base para cada matéria. O que é certo, é que nem sempre esses materiais podem suprir todas as necessidades do professor.

Cada classe possui uma personalidade, diferentes níveis de entendimento sobre certos assuntos, e alunos com dificuldades diversas. Sendo assim, o professor deve estar apto a formular um Plano de Aula satisfatório sempre que for necessário. À frente da classe, ele tem de ser capaz de perceber o que mais precisa ser trabalhado de forma diferente, nem que isso signifique fugir um pouco da programação do material “pré-formulado” dado pela escola.

Estrutura do plano

O profissional usufrui de uma grande liberdade na hora de montar um plano de aula. Contudo, há certos itens básicos que devem ser observados e merecem ser seguidos. Montamos, resumidamente aqui, um esquema dividido em quatro etapas:

Escolher o tema da aula. Pois é a partir dele que todo o plano será elaborado.

Definir o objetivo e as competências que deverão ser desenvolvidas nos alunos.

Pesquisar os materiais que serão utilizados: livros, filmes, músicas, sites, sucata, tinta etc. Dependendo do nível da classe, uma bibliografia poderá auxiliar os alunos.

Criar estratégias de como e quando cada material e/ou as informações serão apresentadas ou utilizadas, para que o objetivo - no item 2 - seja alcançado com sucesso. A estratégia deve ser elaborada de forma a manter a atenção e a motivação dos alunos durante toda a aula. Provocar debates e questionamentos para o bom desenvolvimento do tema e, se possível, aproximar os alunos de forma prática e interativa ao que está sendo estudado.

Fonte: http://www.futuroprofessor.com.br/plano-de-aula

Blog Professora Sim*

ALFABETIZAÇÃO

Projeto Arca de Noé: Vinicíus de Moraes

O Leão

Leão! Leão! Leão!
Rugindo como um trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês.

Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!

Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda.

Leão longe, leão perto
Nas areias do deserto.
Leão alto, sobranceiro
Junto do despenhadeiro.
Leão na caça diurna
Saindo a correr da furna.
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus que te fez ou não?

O salto do tigre é rápido
Como o raio; mas não há
Tigre no mundo que escape
Do salto que o Leão dá.
Não conheço quem defronte
O feroz rinoceronte.
Pois bem, se ele vê o Leão
Foge como um furacão.

Leão se esgueirando, à espera
Da passagem de outra fera . . .
Vem o tigre; como um dardo
Cai-lhe em cima o leopardo
E enquanto brigam, tranqüilo
O leão fica olhando aquilo.
Quando se cansam, o Leão
Mata um com cada mão.

Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!

1º Entregar a leitura para as crianças, pedir que leiam silenciosamente, depois com o cartaz com a poesia leia para eles com entonação, enfatizando os sinais de pontuação.
2º Pode-se fazer um jogral da maneira que achar melhor.
3º Eu utilizei o poema para trabalhar a sílaba ão: circule as palavras que terminem com ão.
4º Lista de palavras pesquisadas pelos alunos em casa: recortes em jornais e revistas.
5º Separação de sílabas.

Continuação ao Projeto Arca de Noé - Texto O Leão ....

O primeiro passo foi a apresentação da história utilizando os recursos gráficos abaixo (fantoches de palito).
O segundo foi a interpretação da história através de desenhos.





Guia do Educador: Projeto Especial






Vejam que máximo este projeto.

Abraços....

Fonte: Guia do Educador/ fev. 2009
Blog Professora Sim*

MENSAGEM PARA O DIA DOS PAIS....

Dia dos Pais - O que esta data realmente representa?

Bem, no 2º domingo de agosto se comemora o dia dos pais, mas será que devemos encarar essa data apenas como a oportunidade de presentear os tão queridos papais? Acredito que é uma grande oportunidade de reconhecermos as pessoas que amamos, e o papai é uma delas. Sabemos que atualmente a família passou por transformações ao longo dos anos e muitas crianças até mesmo não têm essa figura tão importante em casa. Por esse motivo é importante fazer com que as crianças tenham conhecimento do que sentem de verdade pelas pessoas que convivem com ela. Assim ao oferecermos apenas atividades para colorir, pintar ou fazer diferentes artes para o papai, nosso trabalho fica restrito e não damos a possibilidade da criança perceber quem ele é de verdade e qual a importância que tem em sua vida.
Agora sim, após ter trabalhado essa questão afetiva com as crianças, devemos nos esbaldar em confeccionar lindos e criativos trabalhinhos que sabemos muito bem fazer. Mãos a obra!!!!

Aqui vão algumas sugestões para se trabalhar a questão afetiva com as crianças:

* A roda é uma grande possibilidade para boas conversas, utilize-a sempre que possível em suas aulas. Converse com as crianças sobre como é gostoso ficar pertinho das pessoas que amamos. Dê oportunidade para que elas falem sobre seus amores e porque têm esse sentimento por eles. Essa atividade fará com que comecem a pensar sobre seus sentimentos.
* Conte a elas sobre as datas que existem para podermos homenagear essas pessoas, aniversário, datas comemorativas em geral. Conte também sobre a expectativa do Dia dos Pais e deixe cada uma contar sobre o seu pai, levando em consideração que pode-se homenagear uma outra figura querida.
*A criança poderá fazer uma entrevista com perguntas desse tipo:

Conhecendo um pouco mais a pessoa que tanto amo

- Nome do entrevistado
- O que mais gosta de fazer? Porquê?
- O que menos gosta de fazer? Porquê?
- Qual a sua comida preferida?
- O que menos gosta de comer?
- Qual sua cor preferida?
- O que mais deseja realizar na vida?

E tantas outras que poderão ser construídas com as crianças.

* A criança poderá construir um albinho a partir dessa entrevista contando como é a pessoa entrevistada. Título: Quem é a pessoa que tanto amo!

* As inúmeras atividades que normalmente confeccionamos com as crianças nesta data, poderão ser feitas com o intuito de deixar feliz quem amamos.


Recados e Imagens - Especial - Orkut




Esse é o sentimento que mais importa nesta data.
Abraços e sucesso!!!

MENSAGENS...

Dicas para viver plenamente a vida!!!












Seguindo estes passos você estará vivendo de verdade!

Vídeo

Este vídeo é show de bola. As crianças adoram!

MENSAGENS...

MENSAGEM DO DIA:

O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e
pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

MENSAGENS...

Para refletir..........



Ensinar
é um exercício
de imortalidade.
De alguma forma
continuamos a viver
naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre
jamais........





"...educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro,
mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".

("Pais brilhantes, Professores fascinantes" - Augusto Cury)



MENSAGENS...



Sabedoria é a chave que abre todas as portas.
Paciência deveria ser o segredo da humanidade.
Paz é o desafio do mundo.
Amizade é o perfume da vida.
Algumas coisas aprendemos vivendo.
Outras, precisamos viver para aprender.
Através de centenas de anos,
a humanidade aprende vivendo...
E quantos anos mais serão necessários
para viver aprendendo??

PENSE NISSO...
ÓTIMO FDS...

Agarradinhos em E.V.A

mais sugestões da Cibelly ( Blog Artes da Cibelly*)






Os palhacinhos estão sendo confeccionados
para o dia das crianças

POTES DECORADOS.......

Estas sugestões, foram selecionadas do Blog Artes da Cibelly*, são potes de sorvete. Vamos Reciclar gente!!!!








Novos Potes
E.V.A







Potes Variados